Afinal qual é o jeito certo de estudar para concursos?
|
Fuja das armadilhas, aprenda a estudar com base no seu perfil e se torne um concurseiro?Por: Danilo Coelho Ferreira 16/07/2025 |
O avanço da tecnologia ao longo dos anos fez muitas pessoas ganharem voz, com isso, todo dia surgem milhares de novos artigos, notícias e até podcasts sobre concursos e como estudar para concursos. Mas até quando isso é bom?
A maioria das pessoas quando querem aprender algo novo pesquisam e ouvem diversas opiniões diferentes e ao invés de filtrarem para ter uma opinião formada sobre o assunto, o que acontece o efeito contrário, as pessoas ficam confusas e assim diminui a curva de aprendizagem. Assim também acontece com os novatos nos concursos, pois diariamente são bombardeadas sobre sugestões de como estudar. A partir disso, começam a testar métodos e vão colecionando reprovações, o que os deixam mais frustrados e em alguns casos chegam até à desistência. Há de se tomar muito cuidado com os chamados “coaching”, tem muita gente boa é verdade, mas tem algumas que não passam de vendedoras de idéias e que nunca nem passaram em um grande concurso se é que passaram em algum concurso.
Mas afinal, como estudar? Bom se você veio atrás da fórmula mágica, nunca irá encontrar, a verdade é que cada pessoa tem uma forma peculiar de estudar, alguns escrevem resumos, outros só assistem vídeos, outros só respondem questões, outros zeram o edital e outros combinam várias formas. A única coisa que é certa é que os verdadeiros concurseiros têm seu método de estudar. O ideal é não ficar imitando os palpiteiros, crie um método que você se sinta confortável, afinal ninguém consegue se concentrar quando o método é massante.
O fato é que não existe o jeito certo, mas existe processo certo, ser aprovado requer estudo e aperfeiçoamento ao longo do tempo, quanto mais concursos (na mesma área), mais experiente e mais perto da aprovação você fica. Se tem um dica importante diria que é, dominar as seguintes matérias Português, Matemática (para concursos) e Raciocínio Lógico, além de Informática básica (+ pacote office), depois dessas matérias “dominadas” vá para os conhecimentos específicos.
Se for atento, você verá que está zerando os conteúdos comum a todos os concursos, chegará uma etapa da sua jornada que até os conhecimentos específicos você dominará e você vai passar a só revisar conteúdo, isso te deixará muito próximo da aprovação. Outra dica não menos importante é que faça concursos na mesma área ou em áreas próximas, quando se atira para todo lado, você estuda tudo e não aprende nada. Contudo nada é do dia para noite, há exceções, mas via de regra experiência te faz evoluir.